Aprece participa de abertura do Seminário sobre as Políticas Públicas coordenadas pela SPS

ASSISTÊNCIA SOCIAL
27 de março de 2023

Em nome do presidente da Aprece, Júnior Castro, o Analista em Gestão Pública da entidade, Arimateia Oliveira, participou, nesta segunda-feira (27), da mesa de abertura do Seminário sobre as Políticas Públicas Coordenadas pela Secretaria da Proteção Social (SPS).

O objetivo do evento é reunir representantes dos 184 municípios para apresentar a nova estrutura organizacional da SPS e os acessos institucionais aos programas, projetos, serviços e benefícios sociais ofertados pelo Governo do Estado para os municípios, no âmbito da proteção social. Outra meta é sensibilizá-los a atualizarem o CadÚnico, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“A Aprece faz questão de atuar como parceira da SPS, colaborando para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social dos municípios cearenses, em busca de qualificar o atendimento à população e garantir o acesso aos direitos sociais”, afirmou Arimateia, ressaltando o realinhamento de ações com o governo federal e os avanços do SUAS no Ceará.

Durante o primeiro dia do evento, foram apresentados painéis com a nova estrutura administrativa da SPS, e sobre gestão financeira do Suas; e à tarde, o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do CadÚnico, no SUAS. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que o CadÚnico, quando atualizado, é uma das ferramentas mais importantes no planejamento de políticas públicas de proteção social à população em situação de vulnerabilidade, sobretudo à infância.

Na terça-feira (28), serão debatidas a importância do controle social da política de assistência social nos municípios, a reconstrução do SUAS, a criação do Fórum Estadual dos Usuários (as) e o documento Orientador das Conferências de Assistência Social. Neste ano, o tema central será “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”

Com informações da SPS