Quinta com Debate discute regulação da coleta de resíduos sólidos pelos consórcios municipais

LIVE
24 de março de 2023

Nesta semana, a Quinta com Debate da Aprece abordou a possibilidade de regulação dos serviços de manejo dos resíduos sólidos pelos consórcios públicos municipais. A última edição da Live semanal, veiculada no canal da entidade no YouTube, ressaltou a importância dessa atuação dos consórcios para o fortalecimento de políticas públicas no âmbito dos municípios.

Participaram do debate o presidente da Associação das Gestões Ambientais do Ceará (Agace), Elano Damasceno; o vice-presidente da Agarce, André Wirtzbiki; e o Advogado e Consultor Ambiental em Saneamento Básico, Pablínio Siqueira. Também se fez presente no debate o analista em Meio Ambiente da Aprece, Daniel Aguiar Camurça.

Durante a Live, foram elencados os avanços e desafios dos Consórcios Públicos Intermunicipais de Manejo de Resíduos Sólidos. Foi uma oportunidade para discutir sobre a importância da regulação pelos consórcios como forma de fortalecer as políticas públicas de manejo de resíduos sólidos nos municípios.

Foram citadas as vantagens da realização da regulação através dos consórcios, como redução de custos e melhor utilização de recursos públicos; fortalecimento da autonomia municipal; ampliação da capacidade de contratação e captação de recursos; maior transparência e efetividade das ações governamentais; e redução das desigualdades regionais; entre outros.

Assista ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

Por Comunicação/APRECE

Mais notícias