Atualização cadastral do Bolsa Família encerra em dezembro

BOLSA FAMÍLIA
14 de novembro de 2014

Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que receberam aviso para a revisão cadastral no extrato de pagamento do programa precisam confirmar os dados já existentes e informar mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar. O prazo para atualização de dados regularização da situação cadastral vai até 12 de dezembro.

A medida é uma forma de controle do programa que prevê que a cada dois anos o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à prefeitura. Caso isso não seja feito ,o  benefício será bloqueado após o fim do prazo da atualização e definitivamente cancelado em 60 dias.

Para atualizar o cadastro, o beneficiário deve procurar a gestão municipal do Bolsa Família, com os documentos pessoais e dos demais integrantes da família. A revisão é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos.

Para o responsável pela família (titular do cartão Bolsa Família) – Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Já os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.

Documentação

 Para as demais pessoas da família – Pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.

Outros documentos – Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e carteia de Trabalho e Previdência Social.

O benefício

Um dos critérios para receber o benefício do Bolsa família é manter os filhos matriculados e frequentando as aulas. A frequência escolar mínima é de 85%, para estudantes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. Na área da saúde, é exigida a realização de consultas de pré-natal pelas gestantes e a vacinação das crianças de 0 a 6 anos.

Mais informações: 0800-707-2003.

Mais notícias