Aula do Curso de Elaboração de Planos Municipais de Cultura acontece em Fortaleza e Recife

ENCONTRO
31 de maio de 2017

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), irá promover a segunda edição do Curso de Elaboração de Planos Municipais de Cultura em ensino a distância.

Na capital cearense o encontro acontece nos dias 5 e 6 de junho, onde terá a participação de representantes de Municípios e Instituições dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí. No Recife, a aula inaugural também será em junho nos dias 7 e 8 e terá representantes dos municípios de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Vale salientar que, o encontro é dirigido para os municípios/gestores inscritos. De acordo com o cronograma da Formação, um primeiro encontro presencial será realizado com o objetivo de estimular a adesão ao processo formativo e elucidar dúvidas sobre as etapas de desenvolvimento da formação, conforme informações abaixo:

I ENCONTRO PRESENCIAL FORTALEZA

DATA: 05 de junho de 2017 (08h30 às 18h00)

06 de junho de 2017 (08h30 às 12h30)

LOCAL:  Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE

I ENCONTRO PRESENCIAL RECIFE

DATA: 07 de junho de 2017 (08h30 às 18h00)

08 de junho de 2017 (08h30 às 12h30)

LOCAL: Porto Digital

Rua do Apolo, 235 – Rio Branco, Recife – PE

(Entrada pela lateral/Rua do Observatório)

Confira AQUI a programação.

Sistema Nacional de Cultura

O Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios) e a sociedade civil. O objetivo é fortalecer institucionalmente as políticas culturais e promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.

Os municípios que aderem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) criam seus respectivos órgãos gestores, conselhos de política cultural, conferências de cultura, planos de cultura e um sistema de financiamento. O plano permite que seja traçado um diagnóstico sobre o município e funciona como um instrumento essencial de orientação para as secretarias municipais elaborarem políticas públicas para o setor.

Mais notícias