Carreta de cadastramento do Bilhete Único Metropolitano começa a operar em Maranguape

MUNICÍPIOS
29 de abril de 2016

A partir da próxima segunda-feira, 02 de maio, começa a funcionar de 8h às 17h, a carreta adaptada como Unidade Móvel de Cadastramento do Bilhete Único Metropolitano. O veículo, especialmente equipado para receber os usuários do transporte público intermunicipal, que residem em Maranguape, está estacionado em frente à antiga rodoviária, conhecida como Praça Joaquim Sombra, onde deverá ficar funcionando por cerca de durante 10 dias.

Maranguape é a primeira cidade a receber a unidade, já que é o terceiro município mais populoso entre os 14 da Região Metropolitana. O atendimento é realizado por uma equipe de profissionais, que realizará o levantamento de dados dos interessados, bem como a biometria facial para garantir a pessoalidade do cartão. Não é necessário realizar agendamento prévio, basta se dirigir ao veículo portando as seguintes documentações: original e cópia de documento de identidade com foto; original e cópia de CPF; original e cópia de comprovante de residência em nome do próprio usuário (caso o comprovante esteja no nome de parente de 1º grau, a comprovação do parentesco será feita com o documento de identidade; e caso seja no nome de um terceiro, tem de ser apresentada declaração de residência emitida pelo terceiro, afirmando, na forma e sob as penas da lei, o local de domicílio do usuário).

Nenhuma taxa é cobrada pelo cadastramento no sistema BU Metropolitano, da mesma forma o cartão é emitido gratuitamente. Porém, para validar o pedido é necessário realizar a primeira recarga de R$ 7,20, por meio de um boleto bancário emitido no ato do cadastramento. O valor poderá ser revertido em passagens a partir de 1º de junho de 2016. O cartão será recebido pelo passageiro, contendo sua foto e nome, depois de 10 dias corridos do pagamento do boleto bancário.

Com o bilhete, passageiros de Maranguape poderão apanhar várias conduções em um período de 3h, pagando apenas uma passagem. Nessa primeira etapa, o Cartão do Bilhete Único Metropolitano pode ser usado nas linhas de ônibus metropolitano e no ônibus urbano de Fortaleza. Em uma etapa seguinte, de acordo com o Governo do Estado, poderá ser usado também nas vans que fazem o transporte metropolitano e urbano complementar.

Em solenidade de lançamento do BU Metropolitano esse mês, o prefeito de Maranguape, Átila Câmara, reforçou junto ao Governador, Camilo Santana, a necessidade de reduzir o valor da passagem do trecho. “Reafirmei o pedido ao Governador pela redução da passagem Maranguape/Fortaleza através da inclusão de Maranguape no terceiro anel tarifário do DETRAN”, disse. 

FONTE: Assessora de Imprensa da Prefeitura de Maranguape

Mais notícias