Começa a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

MARCHA
10 de maio de 2016

Foi aberta, na manhã desta terça-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – Desafios de Final de Mandato. O evento, que prosseguirá até a próxima quinta-feira (12), reúne certa de quatro mil representantes de todas as regiões do País. O Ceará está participando ativamente do movimento por meio de uma comitiva organizada pela Aprece composta por dezenas de prefeitos.

Durante a abertura do evento, o maior de cunho municipalista da América Latina, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, salientou o delicado momento político e econômico pelo qual o Brasil vem passando. Ele ressaltou a importância do movimento, apesar da falta de rumo por conta da instabilidade política atual, para propor, ainda para ainda em maio ou começo de junho, uma sincronia entre a Câmara e o Senado para viabilizar uma semana de votação de uma pauta municipalista urgente.

Representando o Senado Federal, a senadora Ana Amélia Lemos defendeu a necessidade de articulação em favor de um justo Pacto Federativo, uma vez que observa a “crescente crise da federação que vem culminando na completa falência do sistema”. O deputado federal Cláudio Cajado salientou a importância da Marcha e a interlocução em favor das questões municipais para a sustentabilidade governamental. De acordo com ele, que representou a Câmara Federal no evento, um governo que não tenha o respaldo dos gestores municipais brasileiros jamais irá ter legitimidade.

“Temos que abraçar as pautas municipalistas. Os prefeitos e os municípios tem que estar na pauta prioritária de qualquer governo”, afirmou Cajado. Ele acrescentou que “em função da mudança inexorável do governo federal, essa Marcha terá sim resultados, pois, o que for discutido aqui terá sequencia”. De acordo com Paulo Ziulkoski há sim uma grande possibilidade de se realizar, em breve, um novo movimento nacional com o próximo governo para solidificar os resultados da XIX Marcha.

Para o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, o movimento, independente de qualquer instabilidade, é fundamental para a sobrevivência dos municípios. "Todos que aqui estão acreditam na força do movimento e sabem da sua importância para possibilitar a aprovação de projetos que beneficiem diretamente as gestões municipais", disse o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento.

A abertura da Marcha contou com a participação de representantes de todas as associações estaduais de municípios, entre as quais a Aprece, além do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e do representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Augusto Nardes.

 

Clique AQUI e veja as fotos.

Mais notícias