Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania encerra sessão sem votar PEC do FPM

FPM
29 de maio de 2014

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) encerrou a sessão desta quarta-feira, 28, sem votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013, que aumenta em 2% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A aprovação da proposta que representa mais de R$ 7,4 bilhões para os Municípios, já em 2015, foi um compromisso assumido no dia 15 de maio, após a XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.

O presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), também prometeu pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013 para a votação do dia 21 de maio. Os gestores municipais de todo o País entraram em contato com os senadores de suas respectivas bancadas federais solicitando a presença na Comissão e a aprovação da matéria, mas as reivindicações mais uma vez não foram atendidas.

A proposição que eleva o FPM é sugestão da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e foi apresentada pela senadora Ana Amélia (PP-RS). A matéria é um dos principais itens da pauta municipalista liderada pela entidade. Caso a PEC tivesse sido aprovada na sessão que ocorreu na manhã desta quarta, a matéria seguiria para votação, em dois turnos, no Plenário da Casa. No entanto, por falta de quórum, a votação foi cancelada sem que os parlamentares votassem nenhum projeto.

 Segundo o senador Vital do Rêgo, a matéria vai ser incluída na pauta de votações da CCJ desta quinta-feira, 29 de maio.

Com informações da CNM.

Mais notícias