Conferência Internacional de Atividade Física acontece em Fortaleza

17 de agosto de 2016

Fortaleza sediará, entre 17 a 19 de novembro, a Conferência Internacional de Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola (Cinapse). O evento será realizado no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), numa organização do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (Niafe) do curso de Educação Física da Uece, com o apoio do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Centro Esportivo Virtual (CEV), Unicatólica, Núcleo de Avaliação em Saúde Coletiva e Educação (Nasce/Uece) e da Aprece.

O objetivo da Conferência é fomentar a produção de conhecimento científico na área e a sua discussão entre os diversos profissionais como estudantes de graduação e pós-graduação, professores de todos os níveis de ensino e pesquisadores. O momento fortalece ainda, as discussões sobre atividade física no ambiente escolar na perspectiva da promoção da saúde para se gerar um relatório oficial de recomendações. A Cinapse se propõe a trazer referências internacionais, promovendo um momento único de experiências exitosas, por meio de cursos, palestras e publicações científicas.

O evento reúne o estudo e a divulgação da atividade física como promotora de saúde no âmbito escolar contribuindo com grande relevância e magnitude para o campo da Educação Física.

Os cursos a serem disponibilizados são: Estratégias metodológicas para níveis de atividade física nas aulas de Educação Física; Experiências escolares na construção do lazer ativo; Atividades alternativas: o novo paradigma da atividade física na escola; e Métodos de pesquisa em atividade física e promoção da saúde na escola. A lista dos conferencistas conta com o Dr. Adilson Marques, da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa (FMH/ULisboa), Portugal;  Dr. Ricardo Catunda, da Uece; Dr. Victor Reis – Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal; Cristiano Sousa – Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica); Dr. Valter Cordeiro Filho – Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina (NuPAF/UFSC); e Dr. João Martins – Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa (FMH/ULisboa/ FEFD/ULusófona), Portugal.

O evento contará, ainda, com a presença de Jorge Steinhilber, Presidente do Confef, além de autoridades do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde e de debatedores renomados em todas as conferências.

A data limite para envio de trabalhos é 23 de setembro de 2016. Serão aceitos resumos expandidos e trabalhos completos. Os resumos expandidos serão publicados no livro eletrônico Anais da Conferência Internacional de Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola. Os trabalhos completos serão publicados como capítulos no livro eletrônico Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola: coletânea de estudos. Os 15 melhores trabalhos completos serão convidados para publicação no suplemento da Revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2182-2972), classificada como B1 no Qualis Capes na área da Educação Física.

Informações e inscrições: cinapse@uece.br

Telefones: +55(85) 31019807

Site: www.uece.br/eventos/cinapse

Na Aprece, falar com Márcia de Paula Sousa, assessora técnica da entidade na área de Esporte, Lazer, Juventude e Desenvolvimento Social, no telefone (85) 4006.4020.

Confira AQUI a programação completa do evento.

Mais notícias