Dirigentes municipais de Educação de todo o País reúnem-se em Fortaleza

ENCONTRO
09 de agosto de 2017

Foi aberto, na última terça-feira (8), em Fortaleza, o 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, reunindo delegações de todos os estados brasileiros. A abertura do evento, que prossegue no Centro de Eventos do Ceará até sexta-feira (11), contou com a participação de diversas autoridades, entre as quais a prefeita de Alto Santo, Íris Gadelha, representando a Aprece. Na oportunidade, o diretor de Relações Institucionais da entidade, Expedito José do Nascimento, representou a Confederação Nacional de Municípios (CNM), de cujo Conselho Fiscal é membro.

Parabenizando a iniciativa de reunir os dirigentes de Educação do País para discutir o tema: "Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um", Íris Gadelha ressaltou a relevância da parceria da Undime com as associações de prefeitos. “Um feliz exemplo é a relação cooperativa estabelecida entre a seccional Ceará a Aprece, na qual cedemos espaço para funcionamento da sede da Undime/CE por tempo indeterminado”, disse a prefeita, reforçando a importancia da união em prol do desenvolvimento educacional de cada município.

A Secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, evidenciou a importância dos estados e dos municípios como parceiros do MEC nas etapas de implementação e desenvolvimento de ações voltadas à Educação Básica. Destacou ainda que no seu entendimento a cooperação federativa é um dos assuntos primordiais: “Entendo que é um tema crucial para organizarmos e levarmos à frente”. Maria Helena reconheceu que muitas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que deveriam ter sido finalizadas em 2016 ainda estão em curso, mas destacou o fato de que quase todos os municípios já possuem seus planos municipais de educação. “Essa foi uma das metas que realmente avançou”, disse.

Já a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, reforçou que o papel dos dirigentes municipais de educação e de todos os que atuam na área é o de melhorar as condições de ensino. “A escola pode ter uma força que supera e que pode fazer frente a condenação que estaria prevista para algumas crianças em função de suas condições (sociais e econômicas)”, declarou e emendou: “Engana-se quem pensa que a educação pública interessa apenas para quem tem os filhos lá. O sucesso da escola pública é um dos pilares de um país muito melhor e com todas as transformações que desejamos”.

Além da representante da Aprece, compuseram a mesa de abertura o presidente da Undime e secretário municipal de Alto Santo (CE) Alessio Costa Lima; a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e o secretario de Estado de Educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ildivan Alencar.

A implementação, o monitoramento e a avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME) e gestão democrática; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa e gestão estrutura e documentação; gestão do transporte escolar e gestão da alimentação escolar; e a gestão orçamentária e financeira estão sendo os temas principais do evento.

Com informações da Undime.

Mais notícias