Estudantes cearenses conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Física

17 de março de 2016

A 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada em 2015, premiará um total de 74 estudantes da rede pública estadual com medalhas de ouro, prata e bronze. A cerimônia de premiação dos medalhistas será marcada em abril de 2016 e acontecerá na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os alunos cearenses vão receber 24 medalhas de ouro, 23 de prata e 27 de bronze.

A OBFEP é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela execução.

Os alunos participaram de duas fases: a primeira ocorreu no dia 13 de agosto do ano passado, tendo sido aplicada e avaliada pelos próprios professores, e a segunda aconteceu no dia 20 de outubro. As provas foram realizadas nas próprias escolas que fizeram a inscrição na OBFEP.

A OBFEP tem como objetivos a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e o incentivo ao estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela ciência, em geral, e pela física, em particular. A olimpíada é dirigida a alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Mais de 800 estudantes, de todo o País, foram vencedores da olimpíada, em 2015. Destes, 74 são do Ceará.

OBFEP 2016

Poderão participar da OBFEP 2016 estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável. Para indicação do(s) professor(es) responsável(is), cada escola deverá fazer sua inscrição no site da OBFEP, no período de 25 de março a 27 de maio de 2016.

Confira a lista de estudantes medalhistas em 2015 

Mais notícias