Governo do Ceará lança projeto de Universalização da Regularização Fundiária

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
12 de abril de 2022

Fazer justiça com milhares de agricultores que moram em terras do interior, mas que ainda não possuem o título delas. Esse é o objetivo do Projeto de Universalização da Regularização Fundiária no Ceará – Lei Wilson Brandão, lançado, na manhã desta segunda-feira (11), pelo Governo do Ceará. A nova etapa deverá alcançar cobertura de todos os municípios com áreas agrícolas ao atender a 58 municípios de 11 regiões do Estado do Ceará.

Com orçamento total de aproximadamente R$ 58,5 milhões investidos em três anos, o anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, acompanhada pela Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Carvalho, em solenidade de lançamento, realizada na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), O evento contou com a participação da Aprece, representada por seu presidente, Júnior Castro, além de outras autoridades.

A governadora detalhou como a universalização possibilita segurança jurídica e cidadania a mulheres e homens cearenses que residem e trabalham no campo. “É uma ação necessária de reconhecimento, respeito e apoio àqueles que vivem, plantam, produzem e fazem com que os alimentos cheguem à nossa mesa. E ainda tem o compromisso do desenvolvimento com a sustentabilidade, que é outro elemento que o Estado deve reconhecer e apoiar “, destacou Izolda Cela.

Também estiveram presentes a titular da SDA, Ana Teresa de Carvalho; o secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Wilson Gonçalves; prefeitos dos municípios beneficiados; representantes de entidades de classe e movimentos sociais; e outras autoridades.

A medida, intitulada de Lei Wilson Brandão, garantirá a realização de levantamento, identificação, georreferenciamento, certificação (para imóveis até 200 hectares), caracterização da malha fundiária e diagnóstico fundiário em 58 municípios de onze regiões do estado. Com isso, serão efetivados 70.549 geocadastros de imóveis e 42.395 títulos a serem entregues.

Com a Regularização, mais famílias terão acesso às políticas públicas e crédito para produzir e gerar renda. “A gente almeja, ao fim de todo o processo, mais de 336 mil imóveis cedidos, e mais de 100 mil famílias atendidas só esse ano. Isso é um marco”, afirmou Ana Teresa Carvalho, titular da SDA.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Mais notícias