Governo faz entrega de títulos de terra em Iguatu

AGRICULTURA
30 de maio de 2014

Na manhã da última quinta-feira (29), na Praça da Matriz de Senhora Sant’Ana, no centro de Iguatu, o  governador Cid Gomes fez a entrega simbólica de 12 mil títulos de propriedade rural, beneficiando famílias dos municípios de Iguatu, Milhã, Mombaça, Quiterinópolis, Jaguaruana e Quixeré. O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento participou da solenidade, além de dezenas de lideranças políticas e comunitárias da região.

Após a entrega dos títulos de terra, os proprietários receberão o documento em suas cidades, nas sedes da Secretarias Municipais de Agricultura. Centenas de pequenos produtores rurais participaram do evento. Em clima descontraído, o governador Cid Gomes dispensou os serviços do mestre de cerimônia e fez pessoalmente a chamada dos agricultores, que escolhidos de forma simbólica, iam ao seu encontro para receber o benefício. Alguns beneficiados chegaram a recitar poesias como gesto de agradecimento pelo recebimento do título de terra.

O governador destacou a importância do documento para que os agricultores tenham acesso aos financiamentos bancários e a outras políticas públicas. “É uma garantia para os produtores e a família”, frisou, salientando que o título facilita a vida dos agricultores. Em rápido pronunciamento, lembrou os investimentos realizados em construção e instalação de cisternas, adutoras e as obras de transposição do Rio São Francisco e do Canal da Integração. “O Rio Jaguaribe vai ficar perene e o Orós ficará constantemente cheio”, disse.

O programa Nacional de Regularização Fundiária no Ceará é um dos mais avançados do País e tem o desafio de até o fim deste ano concluir o levantamento topográfico em 59 municípios do Interior. Já foram entregues 78 mil títulos, isto é, 43%, referentes a 61 municípios. A meta do governo é distribuir 180 mil documentos de propriedade da terra para produtores rurais da agricultura familiar. No Ceará, o programa prevê investimentos de R$ 68 milhões em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Estado participa com contrapartida de 50% desses recursos. Em 2013, foram entregues 27 mil títulos. Neste ano, foram concedidos 16 mil documentos em solenidade realizada na segunda-feira passada em Itapipoca, na zona Norte, para 16 municípios, e ontem, 12 mil títulos, em Iguatu, para seis municípios.

 

Veja AQUI a galeria de fotos.

Mais notícias