Inscrições abertas pra Programa Jovens Embaixadores 2017

INTERCÂMBIO
05 de agosto de 2016

Jovens da rede pública brasileira, em suas comunidades por meio de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa, interessados em se candidatar a uma das vagas da 15ª edição do Programa Jovens Embaixadores têm até dia 19 de agosto para realizarem suas inscrições. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas.

Para participar é preciso ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos (candidatos deverão ter ao menos 15 anos em 10 de janeiro de 2017 e não poderão ter mais de 18 até 5 de fevereiro de 2017); ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido 20 dias); jamais ter viajado para os Estados Unidos.

É preciso que o candidato também tenha fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses, contínuos ou não, de voluntariado.

O programa levará 50 alunos da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos EUA. Até o dia 19 de agosto, os interessados preenchem um pré-cadastro pela internet e recebem imediatamente uma resposta automática dizendo se cumprem os pré-requisitos básicos do programa e se foram ou não aprovados para a segunda etapa. Se aprovado, receberá uma mensagem automática com instruções para seguir no processo seletivo e um link para acessar o seu formulário de inscrição. Quem não preencher todos os pré-requisitos necessários para a participação no programa recebe uma resposta automática informando que não poderá continuar no processo seletivo.

É preciso preencher o formulário de forma completa e verídica pois, caso a inscrição seja aceita e o candidato passe para a próxima fase do processo seletivo para o Programa Jovens Embaixadores 2017, terá de enviar documentação comprobatória de todos os dados informados.

O embarque dos selecionados para os Estados Unidos está previsto para 13 de janeiro de 2017. Entre 14 de janeiro e 4 de fevereiro de 2017 ocorre o programação em Washington DC e estados-anfitriões.

Mais notícias