Inscrições iniciadas para a 27ª edição do Cine Ceará

CULTURA
14 de março de 2017

Estão abertas as inscrições para a 27ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. O evento que acontecerá em Fortaleza de 5 a 11 de agosto terá o tendo o Cineteatro São Luiz como espaço principal de exibições. Os interessados podem enviar os vídeos até dia 07 de maio.

Podem concorrer na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens, filmes produzidos por cineastas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos mais diversos gêneros, em qualquer formato possível de ser projetado digitalmente, concluídos a partir de 2015, nos gêneros de animação, ficção, documentário ou experimental, com duração mínima de 60 minutos. Na seleção da mostra também serão priorizados filmes inéditos no Ceará.

Nesta edição serão aceitas inscrições de longas com duração a partir de 60 minutos. A prioridade na seleção será para filmes inéditos no Ceará. Serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas seguintes categorias: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

Os interessados podem se inscrever pelo site do festival, com preenchimento e envio eletrônico da ficha de inscrição, ou pela plataforma ​www.movibeta.com, na qual o Festival está registrado com o nome "27º Cine Ceará".

São competitivas as mostras Ibero-Americana de Longas-Metragens e Brasileira de Curtas-Metragens. Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem podem concorrer trabalhos de curta-metragem de ficção, documentário, animação ou  experimental, com duração máxima de 25 minutos, concluídos a partir de 2016, que não tenham participado do processo seletivo de edições anteriores do Festival.

Os realizadores devem ser brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. A prioridade na seleção será para obras ainda não exibidas no estado. Os selecionados vão disputar o troféu Mucuripe nas categorias de melhor curta-metragem, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica.

Os selecionados vão concorrer ao Troféu Mucuripe nas categorias de melhor longa-metragem, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica.

Além do Troféu Mucuripe, o Festival concederá ao vencedor na categoria de melhor longa-metragem um prêmio em dinheiro, em moeda brasileira, no valor equivalente a dez mil dólares americanos. O pagamento será realizado sob a forma de recurso para distribuição da obra no Brasil.

Conforme a organização do festival, a iniciativa quer levar ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema e vídeo ibero-americanos, possibilitando o intercâmbio entre os produtores brasileiros e dos países ibero-americanos e a divulgação de novos talentos na área do audiovisual.

Com informações do G1.

 

 

 

 

Mais notícias