Inscrições para Festival Música na Ibiapaba encerram dia 11 de julho

FESTIVAL
01 de julho de 2016

Com o objetivo de provocar professores, alunos e público em geral a criar livremente e se expressar com os sons, o Festival Música na Ibiapaba, principal evento de formação musical no Ceará com foco em música popular e responsável por revelar várias gerações de novos artistas, chega à 12ª edição de 23 a 30 de julho, em Viçosa do Ceará e nos municípios vizinhos.

As inscrições para os estudantes e educadores interessados em participar do festival são gratuitas e estarão abertas até 11 de julho, pelo site oficial do festival. Cada interessado poderá participar de até 03 atividades. Terão prioridade na seleção os estudantes e educadores residentes nas cidades onde acontecerá cada atividade escolhida. Estudantes residentes em outros municípios podem se inscrever para as atividades que acontecerão no período de 28 a 30 de julho em Viçosa do Ceará.

O Festival Música na Ibiapaba, se destaca pela proposta pedagógica ousada e pela presença de professores de excelência, entre grandes nomes da música cearense e do Brasil, incentiva a qualificação técnica dos participantes e a multiplicação de espaços para o aprendizado musical. Além de Viçosa do Ceará, cidade-sede do Festival, com oficinas e shows, diversas atividades formativas promovidas pelo festival também vão ocorrer nas cidades de Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Sobral, beneficiando diretamente os estudantes e o público desses e de outros municípios.

Criado em 2004 e realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com organização da Fundação Educacional Silvestre Gomes, o Festival Música na Ibiapaba volta a ser realizado neste mês de julho, atraindo a comunidade musical para dias de muito aprendizado, vivências e intercâmbios de saberes.

Mestres da Música

Este ano um público estimado entre 400 e 600 alunos deve participar das mais de 45 atividades ministradas nas 10 cidades, com 1200 vagas ao todo e cada aluno tendo a oportunidade de participar de duas a três atividades. A programação formativa inclui oficinas, palestras e workshops com professores convidados.

As atividades serão conduzidas por 34 professores e músicos, como Ayrton Pessoa, Davi Silvino, Elismário Pereira, Erivan Freitas, Gigi Castro, José Brasil Filho, Lia Veras, Luizinho Duarte, Mimi Rocha, Miquéias dos Santos, Moacir Bedê, Pedro Madeira, Rômulo Santiago e Thiago Almeida, todos nomes de grande destaque na cena cearense, além de convidados de outros estados, como o pianista Rafael dos Santos, de São Paulo, e Daniella Gramani, professora de canto popular da Universidade Federal da Paraíba.

Oficinas

Em Viçosa do Ceará: Poética do Som 1; Poética do Som 2; Poética do Som 3; Poética do Som 4; Poética da Cultura Popular; Sopros/metais; Sopros/madeiras; Orquestra Experimental; Prática de Conjunto Regional; Bateria; Baixo; Teclado; Acordeom; Cordas Dedilhadas; Canto na Música Popular; Rap e Hip Hop; Paisagem Sonora; O Passo – música na educação; Educação Musical e Formação Humana; Construção de brinquedos Sonoros; Musicalização; Arranjo Musical.

Em Sobral: Guitarra; Baixo. Em Ubajara: Rap e Hip Hop; Prática de Conjunto de Sopros.  Em IPU – Prática de Conjunto; O Corpo como Instrumento. Em Tianguá: Coral Infantil e formação de educador musical; Música na Educação. Em Carnaubal: Prática de Conjunto; O Corpo como Instrumento.

Em São Benedito: Prática de Conjunto; Canto Popular. Em Guaraciaba do Norte: Prática de Conjunto de Sopro; Canto Popular. Em Croatá – Violão e Guitarra; Canto Coral. Em Ibiapina: Interpretação da Palavra Cantada; Prática de Conjunto.

Além das oficinas, outras atividades marcam o Festival Música na Ibiapaba. O Grupo Uirapuru, de Tércio Araripe, fará workshop de experimentação com instrumentos de barro e objetos sonoros em Viçosa do Ceará. Também em Viçosa Emiliano de Castro ministra o Workshop Violão 7 cordas solista. Em Ibiapina e Viçosa do Ceará, Raphael Bruno profere a palestra sônica "A vibração do ser na cosmovisão ancestral tupi guarani". Em Sobral, Rafael dos Santos realiza o workshop Música Brasileira. Já em Tianguá, a professora convidada Daniella Gramani, da Paraíba, conduz o "Workshop de Rítmica".

Serviço

XII Festival Música na Ibiapaba

De 23 a 30 de julho de 2016 em Viçosa do Ceará.

Inscrições até o dia 11 de julho pelo site www.festivalmusicaibiapaba.com.

Informações:  (85)​3021-2111 efestivalibiapaba2016@gmail.com / f: Festival Música na Ibiapaba / Instagram: @festivalibiapaba

Com informações Dégagé.

Mais notícias