Inscrições para Programa de Jovens Profissionais encerram este mês

PROGRAMA
05 de agosto de 2014

Interessados em participar do Programa de Jovens Profissionais da Organização das Nações Unidas (ONU) terão até este mês para realizar suas inscrições. O período das inscrições modifica de acordo com a vaga: até o dia 13 de agosto para Tecnologia da Informação e assuntos políticos; até 20 de agosto para economia e produção de rádio; e até 26 de agosto para direitos humanos e fotografia. Os interessados em mais de duas áreas de atuação deverão escolher apenas uma. Aqueles que realizarem mais de uma inscrição serão desclassificados.

Para se candidatar a uma vaga, o candidato precisa ter até 32 anos completados no máximo até o fim de 2014, ter nível superior, licenciatura ou diploma de graduação nas áreas de Economia, Direitos Humanos, Tecnologia da Informação, Fotografia, Assuntos Políticos e Produção de Rádio. Também é imprescindível ter fluência em inglês ou francês. Mas não é necessária experiência anterior.

É importante ressaltar que o candidato selecionado poderá ser alocado em qualquer um dos escritórios das sedes das comissões econômicas regionais: em Viena (Áustria), Santiago (Chile), Addis Ababa (Etiópia), Nairobi (Quênia), Bangkok (Tailândia), Nova Iorque (EUA) e Genebra (Suíça).

A seleção consistirá em três etapas. Na primeira, será necessário o envio de um currículo e uma carta de motivação. Em seguida, os aprovados na primeira etapa, deverão fazer uma prova de conhecimentos gerais (a prova estará em inglês). Por fim, os candidatos passarão por uma entrevista e, ao serem selecionados, serão contratados de acordo com a disponibilidade de vagas. Segundo a ONU, ser aprovado não garantirá uma vaga.

O programa

O programa Jovens Profissionais (YPP) é uma iniciativa de recrutamento que traz novos talentos para as Nações Unidas através de um exame de admissão anual. Para os jovens, profissionais de alto calibre em todo o mundo, o exame é uma plataforma para o lançamento de uma carreira nas Nações Unidas. Este programa baseia-se no exame de recrutamento competitivo nacional (NCRE), que foi realizado pela última vez em 2010.

Inicialmente, o candidato será nomeado por dois anos e, em seguida, ser revisto para um compromisso de continuar. A Organização promove a mobilidade dentro e entre estações de serviço e famílias de cargos. Como um novo recruta que se espera para trabalhar em um posto de serviço diferente para o seu segundo trabalho. Será oferecida orientação e treinamento de mobilidade, bem como apoio na carreira.

Veja aqui a lista dos países com inscrições abertas.

Mais notícias