Laboratório proporciona espaços de produção de boa gestão educacional

EDUCAÇÃO
11 de maio de 2017

A Frente Nacional pela Qualidade na Educação criou o Laboratório de Inovação em Práticas de Gestão Educacional para proporcionar espaços de produção de evidências de boa gestão educacional, a partir de práticas inovadoras desenvolvidas por diretores e secretários municipais de educação, com o objetivo de melhorar a qualidade do aprendizado. Estão sendo disponibilizadas 10 vagas para gestores escolares (diretores de escola e secretários municipais de educação) ousados e inovadores, que queiram participar do laboratório. Esses gestores receberão apoio do Laboratório para melhorar a qualidade do aprendizado em suas escolas ou redes. As inscrições só poderão ser feitas até o dia 12 de maio. O Resultado com as escolas ou redes selecionadas será divulgado no dia 19 de maio de 2017.

A Frente espera com essa iniciativa valorizar e disseminar experiências inovadoras e boas práticas mediante a análise, sistematização e divulgação dos conhecimentos produzidos e acumulados em gestão, visando transformar o conhecimento “tácito” em “explícito” e fornecendo assim elementos e ferramentas importantes para a tomada de decisão do gestor.

O Laboratório vai disponibilizar espaço virtual para reflexão acerca dos desafios associados a boa gestão educacional. Com essa iniciativa busca identificar iniciativas baseadas em evidências, produzidas por meio de estudos de casos apresentados pelos próprios gestores, apoiados por especialistas, que, durante um período de aproximadamente seis meses durante 2017, se dedicarão a aprofundar temas que são abordados no laboratório. Na prática, o laboratório será espaço de formação e disseminação de boas práticas em gestão, de maneira a valorizar experiências significativas, resgatando e analisando os processos, as práticas, as ferramentas e os instrumentos desenvolvidos localmente e que possam ter resultado positivo em educação e possam ser replicados.

O laboratório poderá realizar encontro presencial e/ou virtual, de âmbito regional e/ou Nacional no final de 2017 para apresentar e premiar as melhores práticas sistematizadas.

Inscrições AQUI.

Mais notícias