Nesta terça-feira, 03, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançará às 15 horas no Palácio do Planalto, o Plano Safra 2016/2017, que tem como prioridades, estimular a produção de itens agroecológicos e de produtos que integram a cesta básica de alimentos.
Os incentivos para os agricultores familiares terão condições diferenciadas, com juros abaixo dos praticados no mercado, ao acessarem as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além do crédito, o Plano Safra da Agricultura Familiar traz um conjunto de políticas públicas contínuas para fomentar a organização econômica e a sustentabilidade no meio rural.
Uma das preocupações na elaboração do Plano Safra 2016/2017 foi garantir maior proteção ao produtor. Para isso, o Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) teve a área de cobertura ampliada. O objetivo é estimular a produção de hortaliças, garantindo renda aos produtores que vierem a sofrer perdas causadas pelas condições climáticas, como geadas, por exemplo.
O Garantia-Safra também foi expandido. Neste ano, mais famílias de baixa renda que vivem da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) poderão contar com o benefício. O Garantia-Safra é uma forma de amenizar perdas causadas pela seca.
Mais informações através do site do MDA.
Serviço
Cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017
Data: 3 de maio (terça-feira)
Hora: 15h
Local: Salão Nobre do Palácio do Planalto – Brasília/DF