Municípios têm até sábado para vacinarem seu rebanho contra febre aftosa

FEBRE AFTOSA
27 de novembro de 2013

Desde o início da segunda etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa, que começou em 31 de outubro, o Ceará teve apenas 40% do rebanho bovino e bubalino vacinado e apenas 35% das propriedades foram imunizadas contra a doença. As informações são da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri). De acordo com o coordenador estadual da campanha de combate à febre aftosa, Joaquim Sampaio, a meta é superar 95% de vacinação dos animais e imunizar 80% das propriedades.

O município de Piquet Carneiro, localizado no Centro Sul cearense, é até o momento, a cidade que mais vacinou o rebanho,alcançando um índice de aproximadamente 75% de imunização.

O produtor tem até o próximo sábado, 30, para comprar a vacina em lojas credenciadas pela Adagri e realizar a vacinação, após esta data a fiscalização agropecuária vai às propriedades que não vacinaram para aplicar a multa determinada pela legislação. A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50.

A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 15,20 por cabeça. Depois de vacinado o rebanho, os produtores devem procurar as unidades locais da Adagri, as Prefeituras ou os escritórios da Ematerce para declarar a vacinação. Após 30 de novembro, a Adagri realizará visitas às propriedades rurais do Ceará para fiscalizar quais vacinaram o rebanho.

A doença

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. Os animais infectados apresentam sintomas como: feridas na boca, nos lábios, nas tetas e nos cascos, além de se afastarem do convívio com os outros animais e dificuldades de locomoção e alimentação. Desde 1997 não é registrado nenhum caso da doença no Ceará.

Mais notícias