Plataforma de atendimento para deficientes visuais é lançada pelo Procon Fortaleza

CIDADANIA
16 de março de 2016

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Fortaleza, lançou nesta terça-feira, 15, uma plataforma de atendimento para deficientes visuais e a Cartilha de Orçamento Familiar. A finalidade é melhorar a acessibilidade e o planejamento de receitas e despesas dos cidadãos fortalezenses.

A Cartilha possui dicas para anotação e controle dos gastos com água, luz, alimentação, dívidas, higiene pessoal e outros gastos.  São cinco dicas para organizar o orçamento familiar: a família no orçamento; anotar todos os gastos; estabelecer todos os gastos; estabelecer prioridades; limitar os gastos; e planejar as compras. O cidadão deve de organizar anotando o mês, a renda da família, as despesas previstas e realizadas. De acordo com o coordenador jurídico do Procon, Airton Melo, a Cartilha faz parte de ação de educação para o consumo, inclusive com previsão no próprio Código de Defesa do Consumidor.

Já a plataforma para consumidores com deficiência visual permite que, através de um programa com leitor de tela e teclado em braille, seja possível abrir uma reclamação ou denunciar pela página do Procon. “A ideia foi assegurar a garantia constitucional de que todos são iguais perante a Lei, mas isso tinha de sair do papel. Por isso, se criou um canal alternativo do ponto de vista do consumidor, para que as pessoas possam exercer seu legítimo direito de cidadania de reclamar e denunciar, com uma verdadeira inclusão social. Isso representa acessibilidade, comodidade e agilidade”, explicou a diretora geral do Procon Fortaleza, Claudia Santos.

Serviços

para efetivar acordos descumpridos por parte das empresas que firmaram acordos em audiências de conciliação no Procon, foi realizado pela Pública do Estado do Ceará, um mutirão de 60 atendimentos, paralelamente ao lançamento dos projetos.

Durante toda a semana, haverá prestação de serviços em vários bairros e terminais de ônibus da Capital com o Procon Móvel, bem como palestras com o segmento empresarial, jovens da Rede Cuca e ainda pais, alunos e professores de escolas mantidas pela Prefeitura de Fortaleza.

Mais Informações

Serviço de denúncia e abertura de reclamação on-line para deficientes visuais – Procon Acessibilidade. Basta acessar o endereço eletrônico: www.fortaleza.ce.gov.br/procon e clicar no link: “proconnaacessibilidade”. Todos os passos e preenchimento das páginas são adaptados a softwares de leitores de tela.

Acesse aqui a Cartilha Orçamento Familiar.

 

Confira a Programação da Semana do Consumidor

Onde: Terminal de Ônibus do Conjunto Ceará

Quando: quarta-feira (16/3) – 9 às 15h

O que: Procon Móvel

 

Onde: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza)

Quando: quarta-feira (16/3) -9h

O que: Palestras com segmento empresarial sobre "Precificação” e “Formas de Pagamento"

 

Onde: Regional IV (Av. Dr. Silas Munguba, 3770 – Serrinha)

Quando: quarta-feira (16/3) – 9 às 15h

O que: Procon Móvel

 

Onde: Terminal de Ônibus do Siqueira

Quando: quinta-feira (17/03) – 9 às 15h

O que: Procon Móvel

 

Onde: Escola Municipal José Ramos Torres de Melo II (Rua Monsenhor Salazar, 2332 – São João do Tauape)

Quando: quinta-feira (17/03) – 9 às 11h

O que: Projeto "Procon Fortaleza nas Escolas" e atendimento Procon Móvel

 

Onde: Terminal de Ônibus do Antônio Bezerra

Quando: sexta-feira (18/03) – 9 às 15h

O que: Procon Móvel

 

Onde: Cuca Barra do Ceará

Quando: sexta-feira (18/03) -9 às 11h

O que: Direitos do consumidor Jovem e atendimento Procon Móvel

Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

 

 

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