Prevenção ao suicídio nas escolas é tema da Quinta com Debate

VALORIZAÇÃO DA VIDA
16 de setembro de 2022

Marcando o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, a Aprece realizou, nesta semana, uma Quinta com Debate especial sobre o tema. A Live, veiculada no canal da entidade no YouTube, contou com a presença de convidados especiais que falaram sobre a prevenção ao autoextermínio e à automutilação nas escolas, na perspectiva da atuação do poder público municipal.

Participaram da Quinta com Debate a Consultora do Unicef responsável pela área do resultado sistêmico de Saúde Mental do Selo Unicef e pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), Suellem Fortaleza; a Promotora de Justiça e coordenadora do Caosaúde e do Vidas Preservadas do Ministério Público do Ceará (MPCE), Karine Leopércio; a Psicóloga Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Karinne Alcântara; e o Coordenador do Programa Saúde na Escola e Assessor de Políticas sobre Drogas e Coordenador do Vidas Preservadas em Tauá, Hélder Sales.

Durante o debate, foi apresentada uma visão geral sobre o suicídio entre adolescentes e jovens, bem como discutidos os mitos e verdades que sobre o problema. O papel dos municípios no apoio às ações de prevenção ao autoextermínio e à automutilação no ambiente escolar foi um dos destaques da Live, que detalhou as principais formas de abordar a questão na escola, levando em conta a escuta, o acolhimento, o monitoramento e o envolvimento das famílias no trabalho realizado com os alunos. A Quinta com Debate apresentou ainda a experiência de combate ao suicídio vivenciada nas escolas municipais de Tauá.

Na oportunidade, o público que acompanhou a discussão ao vivo teve a oportunidade de comentar e tirar muitas dúvidas sobre o tema, considerado por todos de extrema importância, uma vez que fomentou a reflexão sobre como as gestões públicas municipais podem atuar nas escolas em favor do combate ao suicídio entre jovens e adolescentes.

Veja ou reveja a Live na íntegra:

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias