Programa de Recolhimento de Embalagens percorre municípios do Ceará

MEIO AMBIENTE
09 de junho de 2016

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), juntamente com a Associação do Comércio Agropecuário da Ibiapaba (ACAI ) e Associação do Comércio Agropecuário do Semi-árido (ACASA) estão realizando coleta de embalagens vazias de agrotóxicos pelos pequenos agricultores no Estado.  O objetivo é minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte ou queima das embalagens indevidamente, bem como melhorar a saúde da população.

Trata-se de uma ação que consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais estratégicos próximos às áreas de produção agrícola, promovendo a devolução ambientalmente correta destas embalagens em pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (SCL) – logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos.  É importante que os agricultores façam a devolução das embalagens de agrotóxicos obedecendo às leis federais 7802/89, 9974/00, e Decreto Federal nº 4.074/02.

Nos meses de abril e maio, a iniciativa que esteve presente na Serra da Ibiapaba, recebeu 4.660 kg de embalagens vazias de 315 pequenos e médios agricultores em sete municípios da região. O Calendário Estadual de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias no Estado do Ceará divulgado pelas entidades realizadoras vai percorrer 23 municípios entre os meses de agosto e novembro. 

Coleta

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) –  responsável pela coleta das embalagens – é uma entidade sem fins lucrativos voltada a promover, em todo o Brasil, a correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Informações através do telefone (85) 3565.0116.

Veja o Calendário Estadual de Recebimentos itinerantes no Estado do Ceará em 2016.

Mais notícias