QualificaAPSUS realiza 12 oficinas regionais em setembro

SAÚDE
05 de setembro de 2017

De acordo com o calendário do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará), 12 oficinas regionais ocorrerão entre os dias 4 e 29 de setembro. Os municípios da 8ª Região de Saúde realizam a 3ª Oficina Regional de 4 a 6 de setembro, em Quixadá. Os municípios da 5ª Região de Saúde também fazem a 3ª Oficina Regional, em Canindé, do dia 19 ao dia 21. Em Sobral, no dia 19, os municípios da 11ª Região de Saúde têm a 1ª Oficina Regional do QualificaAPSUS Ceará.

Outras oito regiões de saúde realizam a 2ª Oficina Regional – em Itapipoca, dias 5 e 6, em Juazeiro do Norte, dias 13 e 14, em Iguatu, dias 14 e 15, no Crato, de 19 a 21, em Icó, de 25 a 27, em Russas e em Aracati, de 26 a 28, em Horizonte, dias 27 e 28, e em Brejo Santo, dias 28 e 29. Conforme estabelece o programa do QualificaAPSUS Ceará, a 1ª Oficina Regional aborda  o tema “Atenção Primária à Saúde: Fundamentos, Gestão e Avaliação da Qualidade”, a 2ª Oficina trata dos “Processos Básicos da Atenção Primária à Saúde: Territorialização, Cadastramento e Diagnóstico Local', enquanto a 3ª Oficina aborda “As Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde”.

O Projeto QualificaAPSUS foi lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará em 2016 como uma estratégia de reorganização do Modelo de Atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, implantação e implementação das Redes de Atenção. Tem como objetivo apoiar os municípios no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. No ano passado o projeto teve a adesão de 90 municípios, distribuídos em 12 regiões de saúde do Estado, contando com a participação de 3.318 trabalhadores da Atenção Primária nas oficinas regionais, totalizando mais de 6 mil trabalhadores com a realização das oficinas municipais.

Um das estratégias do Projeto QualificaAPSUS Ceará é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade. Na primeira etapa, será atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da segurança do usuário e da equipe. Nas etapas subsequentes, serão atribuídos os Selos Prata e Ouro, relacionados ao gerenciamento dos processos e os resultados para a comunidade. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.

Fonte: Sesa

Mais notícias