Quinta com Debate trata dos desafios da gestão para a excelência das cidades

GESTÃO MUNICIPAL
12 de abril de 2024

Nesta semana, a Aprece realizou, em seu canal no YouTube, uma Quinta com Debate sobre os desafios da gestão municipal para a excelência das cidades. O objetivo foi abordar os desafios enfrentados pela gestão municipal na busca pela efetividade das políticas públicas, com foco no aumento dos indicadores de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Infraestrutura e Mobilidade; Saúde e Bem-Estar; Educação e Sustentabilidade, com o intuito de aprimorar a qualidade de vida da população. A Live periódica da entidade busca fomentar a discussão sobre assuntos de grande importância para as gestões municipais.

Esta edição teve a participação de convidados especiais: as prefeitas de Catunda e Pires Ferreira, respectivamente Ravenna Lima e Lívia Muniz; a Secretária Executiva de Governança da Secretaria de Planejamento do município de Sobral, Silvia Kataoka; o Diretor Regional do Grupo Bandeirantes de Comunicação (Band CE/PI/MA), Carlo Bastos; e a consultora sócia do Instituto Aquila, Mirza Utsch.

Sob a condução da coordenadora da Escola de Gestão Municipal (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz, o debate foi iniciado pela representante do Instituto que fez uma apresentação sobre o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), utilizado no Prêmio Cidades Excelentes, que visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país e alinhado com os 17 objetivos de sustentabilidade da ONU.

Mirza Gurgel explicou que o IGMA é uma plataforma de tecnologia e inovação, desenvolvida com o objetivo de promover o desenvolvimento humano nas cidades, tendo sido considerada uma das três melhores iniciativas na área da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O índice leva em consideração diversos indicadores de gestão e é o principal mecanismo de avaliação do Prêmio Cidades Excelentes.

A premiação foi tema da fala de Carlo Bastos na Quinta com Debate. Na oportunidade, ele deu detalhes da iniciativa, que contou com 200 projetos inscritos em 2021, mais de 500 no ano seguinte, superando 1300 projetos em 2023. Os municípios do Ceará destacam-se positivamente, em especial, no Pilar Educação.

No final do debate, foram apresentadas as experiências de três cidades cearenses que foram vencedores da edição do Prêmio Cidades Excelentes em 2022 e 2023: Sobral, Catunda e Pires Ferreira. A Quinta com Debate foi bastante prestigiada por internautas de vários municípios cearenses, que tiveram a oportunidade de entender mais sobre os mecanismos e indicadores de gestão das cidades excelentes.

Veja ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece