Representante da Aprece palestra no Seminário Prefeitos Ceará 2018

INSTITUCIONAL
04 de junho de 2018

Representando o presidente da Aprece, o diretor de Relações Institucionais da entidade, Expedito José do Nascimento, proferiu, na tarde dessa segunda-feira (4), palestra intitulada Governança Pública dos Municípios Cearenses: Perspectivas para o Futuro, dentro da programação do Seminário Prefeitos Ceará 2018, que acontece até terça-feira (5), no Centro de Eventos do Ceará.

Durante sua explanação, Expedito reforçou a necessidade de se montar um corpo funcional de excelência para garantir a prestação de serviços de qualidade. “Para começar a governar o passo inicial e primordial é a formação de uma boa equipe. Com colaboradores capacitados e motivados, é possível caminhar e fazer as coisas realmente acontecerem nos municípios”, disse, ressaltando que os pré-requisitos técnicos devem sempre prevalecer diante de qualquer outro fator na hora de montar uma equipe para colaborar com a gestão municipal.

Ele falou de sua experiência nesse sentido quando foi prefeito do município de Piquet Carneiro, ressaltando que atualmente a situação dos gestores municipais é cada vez mais difícil. “Os recursos estão cada vez mais curtos e sem orçamento suficiente é praticamente impossível fazer uma boa administração”, afirmou.

De acordo com Expedito, é fundamental buscar o conhecimento sobre todas as políticas públicas em andamento no município, no Estado e no País. “A equipe deve conhecer mais até que o prefeito. É preciso cobrar e acompanhar de perto o trabalho dos colaboradores, mas para isso os gestores precisam ter também conhecimento. Sem deixar, é claro, de confiar e dar autonomia, sempre primando pela capacitação e o aperfeiçoamento da equipe. É aí que está um dos importantes papais de entidades como a Aprece e a CNM (Confederação Nacional de Municípios): oferecer informações, capacitações, orientações e colaborar para o aprimoramento das gestões”, defendeu.

Expedito falou também sobre a Nova Lei das Licitações, alvo da luta municipalista nacional, como um ponto importante para desburocratizar as gestões. “Estamos trabalhando para a aprovação dessa lei, para que seja possível criar um novo ambiente, mais eficiente e ágil”, disse.

A importância da parceria com os órgãos de controle foi também ressaltada na palestra. O representante da Aprece citou como exemplo o estreitamento de relações da entidade com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/CE), Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público, o que vem permitindo um grande trabalho preventivo e de orientação.

Esses foram alguns dos muitos assuntos tratados nessa que foi uma das participações diretas da Aprece no Seminário Prefeitos Ceará 2018. A entidade também conta com um estande no evento, onde os prefeitos e prefeitas cearenses estão recebendo atendimento sobre as mais diversas áreas de gestão e onde podem ter contato direto com a equipe da Aprece para tirar dúvidas e obter esclarecimentos diversos.

Veja todas as fotos do primeiro dia AQUI.

Mais notícias