Saiba o que funciona no Feriado de Tiradentes em Fortaleza

FERIADO
20 de abril de 2017

Esta sexta-feira, 21, é dia de Tiradentes e feriado em todo o Brasil. Por essa razão, a Aprece suspenderá suas atividades, retomando seu funcionamento normal na segunda-feira, 24. No Ceará, bancos, repartições públicas, escolas e universidades vão fechar.

A rotina da capital cearense quase não vai mudar, já que diversos setores firmaram acordos e vão funcionar normalmente no período, como é o caso das lojas de rua e dos shoppings centers. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojistas de Fortaleza, 21 de abril é ponto facultativo no comércio.

Shoppings

Lojas, cinemas, áreas de lazer e praças de alimentação funcionam normalmente. Na sexta-feira e sábado o funcionamento das lojas será de 10h às 22h, e no domingo, das 14 às 20h, conforme decisão tomada entre a Associação Cearense de Shoppings Centers (Alshop-Ce) e o Sindicato dos Comerciários.

Lojas de Rua

As lojas de rua do microcentro de Fortaleza – que compreende o trecho entre as ruas Guilherme Rocha e Pedro Pereira e as praças do Ferreira e José de Alencar – vão funcionar das 8 horas às 17 horas, segundo acordo firmado entre o Sindicato do Lojistas (Sindilojas) e o Sindicado dos Comerciários. Já as lojas localizadas nos corredores das Avenidas Desembargador Moreira e Dom Luís terão funcionamento decidido por cada estabelecimento.

Supermercados e Padarias

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), os supermercados funcionarão normalmente de sexta-feira a domingo, enquanto que nas padarias, o funcionamento depende de cada estabelecimento.

Postos de combustível

Os postos que costumam atender os clientes nos demais feriados também vão funcionar durante a Páscoa, conforme o sindicato do setor.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências nesta sexta. A população poderá pagar contas nos caixas eletrônicos, internet e mobile banking, banco por telefone e correspondentes bancários, mas os pagamentos com data de vencimento em 21 de abril podem ser quitados no dia 24, sem multa.

Mercado dos Peixes

O Mercado dos Peixes, na Avenida Beira-Mar, atenderá a população durante todos os dias, inclusive no feriado da sexta-feira (21). O horário de funcionamento dos 45 boxes de venda de pescado fresco será das 6h às 22h. Já os quatro boxes que têm serviços de fritura de peixes e mariscos funcionam a partir das 9h.

Correios

Na sexta-feira (21), as agências estarão fechadas. Já no sábado (22), funcionam apenas as agências terceirizadas.

Metrofor

Na sexta-feira (21), o Metrô de Fortaleza não funciona. Operação normal na quinta-feira (20) e no sábado (22).

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que funcionará em regime de plantão durante o feriado da Semana Santa (21 a 23 de abril). Lojas de atendimento funcionarão normalmente na quinta-feira (20) e estarão fechadas a partir da sexta (21). O funcionamento das lojas será retomado a partir das 8h da segunda-feira (24). Os consumidores podem entrar em contato com a companhia gratuitamente por meio do telefone 0800.275.0195.

Enel

Durante o feriado da Páscoa (21 a 23 de abril), a Enel vai manter equipes de plantão para atender os clientes do Ceará. O esquema especial envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará normalmente, 24 horas por dia. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, o contato da Central de Atendimento é 0800 285 0196. As lojas de atendimento estarão fechadas durante a sexta (14) e abrirão normalmente na segunda-feira (24).

Hemoce

Na quinta-feira (20), a sede do Hemoce (Avenida José Bastos 3390, Bairro Rodolfo Teófilo) estará aberta das 7h30 às 18h30. No interior, os hemocentros regionais de Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte funcionam na quinta-feira das 7h às 13h. No sábado (22), a sede do Hemoce atenderá os doadores das 8 às 16h. O posto de coleta do IJF funcionará normalmente de sexta-feira (21) a domingo (23), das 13h às 17h30.

Com informações do G1.

Mais notícias