Semana Nacional de Humanização do SUS acontece até sexta-feira

MOBILIZAÇÃO
09 de abril de 2014

Até a próxima segunda-feira, 11, cerca de 200 municípios brasileiros vão realizar mais de 700 atividades – entre debates, oficinas, fóruns, plenárias, roda de conversa, exposições –, organizadas por gestores, trabalhadores e usuários do SUS, durante a Semana Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os temas abordam as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). A PNH foi criada em 2003 para transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS e contribua para suas melhorias. Uma das ações dessa política – o Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais da Região Nordeste e da Amazônia Legal (deu origem à estratégia Rede Cegonha) busca incentivar o parto normal humanizado e intensificar a assistência integral à saúde de mulheres e crianças, desde o planejamento reprodutivo, passando pela confirmação da gravidez, pré-natal, parto, pós-parto até o segundo ano de vida do filho.

A PNH também contribui para humanização dos Consultórios na Rua, que procuram ampliar o acesso da população em situação de risco à atenção integral à saúde, e do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24h (CAPS-AD), serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Diretrizes

O acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes da PNH. Há no país muitos exemplos de como estas normas ajudam no dia a dia da população. Um deles é o trabalho desenvolvido pelos apoiadores da PNH junto às equipes de saúde que atuam em áreas habitadas por índios. O auxílio vai desde a tradução de uma língua até a intervenção de apoiadores na forma de abordagem e tratamento da população indígena. Há também casos de estabelecimentos de saúde que disponibilizaram redes em vez de camas para proporcionar maior conforto e adaptação a pacientes e acompanhantes índios.

Estratégia

Lançada em 2011, a estratégia Rede Cegonha está presente em mais de cinco mil municípios brasileiros e atende a 2,6 milhões de gestantes. De 2011 a novembro de 2013, foram realizados no Brasil 3.426.771 partos normais e 2.521.097 cesáreas. Desde o lançamento, já foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões para o desenvolvimento de ações em todo o país.

Em 2012, foram realizadas 18,2 milhões de consultas pré-natais pelo SUS e mais de 1,6 milhão de mulheres fizeram, no mínimo, sete consultas. Com um pré-natal de qualidade, é possível reduzir as taxas de bebês prematuros. A meta do Ministério da Saúde é garantir acolhimento e captação precoce da gestante, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade do pré-natal. Hoje, 2.118 maternidades e hospitais realizam partos no SUS. Desse total, 196 são maternidades de referência em gestação de alto risco, que contam com 1.689 leitos e recebem incentivos da Rede Cegonha.

Com informações do Ministério da Saúde.

Mais notícias