Brejo Santo sedia II Seminário de Fortalecimento das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e para Pessoa com Deficiência

SEMINÁRIO
06 de fevereiro de 2014

Na última terça-feira, 4, o município de Brejo Santo sediou o II Seminário de fortalecimento das políticas públicas para a Pessoa Idosa e para a Pessoa com Deficiência. O encontro que aconteceu no Auditório do Projeto ABC, é de iniciativa do Fórum Permanente de Defesa dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (FID), com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas para esses segmentos da sociedade.

O prefeito municipal de Brejo Santo, Guilherme Sampaio, participou da mesa de abertura representando a Aprece. A solenidade de abertura contou, ainda, com as participações de diversas autoridades do município, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-CE), do FID, do Fórum Cearense de Políticas do Idoso (FOCEPI), do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF) e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para o Idoso e Pessoa com Deficiência (COPID).  

Também participaram representantes dos municípios de Caririaçu, Crato, Jardim, Jati, Porteiras, Mauriti, Nova Olinda, Aurora, Barbalha, Antonina do Norte, Altaneira, Farias Brito, Abaiara, Assaré, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Penaforte e Barro.

Dentro da programação foram abordados temas como a acessibilidade e urbanidade das cidades, no direito de ir e vir, nas instâncias de defesa e de garantias de direitos sociais e participação social, além de especificar detalhes sobre a implantação do Fórum Permanente nos municípios cearenses.

A Comissão

Foi composta uma comissão para encaminhamento dos trabalhos e foi criada uma rede das entidades públicas e privadas que se ocupam dos idosos e pessoas com deficiências, que ficou nomeada de Rede Estadual da Política da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. Esta rede da qual a Aprece faz parte, e suas demais entidades querem fortalecer as políticas públicas voltadas para esses segmentos da sociedade, e fará isso por meio de oito seminários regionais, que acontecerão entre janeiro e maio deste ano.

Próximos Seminários

Após as reuniões da Comissão, estabeleceu-se como estratégia da interiorização a de realização de Seminários Regionais de Sensibilização nestas oito Macro -Regiões do Estado e foram estabelecidas as respectivas datas: Acaraú – 21 de janeiro; Brejo Santo – 04 de fevereiro; Maracanaú – 25 de fevereiro; Forquilha – 25 de março; Canindé –  8 de abril; Aracati – 29 de abril; Nova Russas – 13 de maio; Iguatu – 27 de maio.

Todos os participantes do evento receberão, por e-mail, as apresentações expostas durante o seminário. Mais informações entre em contato com a técnica em Cultura e Turismo da Aprece, Rafaele Saraiva, através do telefone (85) 4006. 4048.

                                                                           

224 223

 

 

 

Mais notícias