Sesa lançou campanha de informação sobre acidentes por animais peçonhentos

SAÚDE
15 de julho de 2016

O Ceará registra este ano 1.869 acidentes por animais peçonhentos, com três vítimas fatais até o início do mês de julho. Em todo o ano passado foram 3.976 acidentes registrados. Até a semana epidemiológica, 71,60% foram acidentes envolvendo escorpião, 18,36% acidentes envolvendo serpentes e 2,88% acidentes envolvendo aranha. O resgate histórico dos últimos anos, período de 2011 a 2015, demonstra uma média anual de 4 mil casos de acidentes por animais peçonhentos, onde 15% a 20% necessitam de utilização de soroterapia.

Durante todos os dias do ano é preciso ter cuidado com os animais peçonhentos. Em julho, período das férias escolares, da exploração de trilhas, da poda do cajueiro e, também, do acasalamento e reprodução das cobras, os cuidados devem ser redobrados.

Há registros de acidentes com animais peçonhentos em municípios das diferentes regiões do Estado, o que mostra que os perigos ocorrem indistintamente em ambiente urbano, no sertão, nas serras e no litoral. A melhor forma de evitar os acidentes com cobras, escorpiões, aranhas e outros bichos peçonhentos é a prevenção.

Para alertar a população, a Secretaria da Saúde do Estado está lançando uma campanha de informação, com linguagem clara e direta, orientando como se proteger, os primeiros socorros e ainda o que não fazer em casos de acidentes, como sugar o local da picada e arranhões e colocar areia.  A publicação ressalta que os animais peçonhentos podem matar. Por isso, cuidado!

Veja como se proteger.

Saiba quais os primeiros socorros.

Com informações da Sesa.

Mais notícias