Solenidade agracia vencedores do Programa Agrinho 2016

PREMIAÇÃO
08 de novembro de 2016

No próximo dia 25 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE) , com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), realizará  a Solenidade de Premiação dos vencedores dos concursos do Programa Agrinho 2016. O evento acontecerá, a partir das 9h30, no Barbra’s Fortaleza.

O Agrinho, que chega a sua 14ª edição, tem por finalidade motivar os alunos da zona rural a discutirem temas de interesse do meio rural, como meio ambiente, saúde e Viver bem no Semiárido , Trabalho e Consumo, Cidadania.

Depois de receber os 1.492 trabalhos dos 40 municípios que vão concorrer ao Concurso Agrinho 2016 a coordenação do Programa realizou o julgamento nas áreas de desenho , redação, experiência pedagógica e município Agrinho. Os trabalhos de redação e desenho foram analisados e julgados por uma equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Já os de experiência pedagógica e município Agrinho passaram pelo crivo de um grupo de consultoras e avaliadoras – Maria Ireneide de Sousa Araújo, Julia Feitosa Neves, Keynne Idilva Sampaio Teixeira, sob a coordenação de Irene de Almeida Victor.

Temática

O tema trabalhado esse ano pelo Agrinho é Viver Bem, no Semiárido e envolveu 196.987 alunos de 1.711 escolas públicas da zona rural , do 2º ao 9º ano, 9.65 professores em 40 municípios. Ao longo desses 14 anos “as escolas têm apresentado trabalhos que retratam de forma fiel a ponte entre o rural e o urbano e a melhor forma de fazer isso é colocando em prática o conteúdo recebido em sala de aula, a partir da metodologia do programa – que aplica temas transversais aliada a criatividade e dedicação dos educadores.O julgamento cabe à comissão organizadora composta por membros de várias instituições parceiras do concurso , entre elas Aprece,  Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Banco do Nordeste, Sebrae-CE, Instituto Tortuga ,  Amab, Cocepat e Faec.

O Agrinho

O Agrinho é um programa idealizado pelo SENAR-CE , desde 2003 , para a formação de uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens rurais do ensino publico fundamental, despertando o interesse por temas como : Meio Ambiente, trabalho e consumo, cidadania, saúde e semi-árido. É um programa educativo, motivador de mudanças de hábitos e atitudes, que prioriza a criança, transformando-os pela educação, em agente de melhorias das condições sociais e econômicas das famílias e da comunidade onde vivem.

A metodologia do Agrinho funciona da seguinte forma: os temas são inseridos nas diferentes disciplinas de forma transversal aos currículos escolares, durante todo o período letivo por professores treinados e obedecendo a um cronograma previamente estabelecido. Os professores são capacitados, e além disso, os participantes recebem o material didático (cartilhas, manual do professor, jornais e cartazes). Com esse incentivo, ao final do programa, são realizados concursos, visando premiar docentes, alunos e municípios inseridos no projeto.

Serviço

Solenidade de Premiação do Programa Agrinho 2016

Data: 25/11/2016 (sexta-feira)

Horário: 9h30

Local: Barbara’s Cambeba (Av. Ministro José Américo, 1960)

Confirmações: 85.35358009 e 35358046

Mais notícias