XVIII Encontro dos Profetas da Chuva acontecerá de 10 a 12 de janeiro

FESTIVAL
08 de janeiro de 2014

Como manda a tradição, a cidade de Quixadá (Ceará) será sede da próxima edição do Encontro dos Profetas da Chuva. De 10 a 12 de janeiro de 2014, estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central cearense se reúnem para lançarem as previsões do inverno de 2014.

A programação começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá. A apresentação de violeiros e trovadores vem reunindo, desde o ano de 2007, as antigas e novas gerações de cantadores da moda nordestina na praça da Fundação Cultural. No sábado (11) acontece a abertura oficial do evento, quando os profetas convidados vão expor suas previsões. Durante a tarde, a programação traz o Seminário “Convivência no Semiárido". Na ocasião, vão estar presentes pesquisadores e educadores da área que vão discutir sobre as melhores condições de se manter uma vida em regiões de semiárido. O Encontro encerra no domingo (12) com um café da manhã e bate papo livre com os profetas, além de uma atração cultural.

Quem são os Profetas?

Sertanejos contemplados por um conhecimento particular a respeito das manifestações da natureza que emitem sinais sobre os períodos de chuva ou seca no Nordeste brasileiro. Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos. Os interessados nesse conhecimento, ou seja, aqueles que têm um vínculo significativo com a terra, aprendem como construir suas próprias previsões singulares através da convivência, do crescimento, de um entendimento próprio e de um conjunto de sinais – as experiências.

Na cidade de Quixadá, desde 1996, se realiza o Encontro Anual dos Profetas da Chuva, onde estes, anunciam publicamente as suas previsões para a próxima estação chuvosa na região. O encontro acontece tradicionalmente no segundo sábado de janeiro, em um local aberto para o público. Aqueles que se identificam como profetas são apresentados por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro, e depois cada um tem sua vez de falar, incluindo a previsão e uma breve descrição dos métodos usados para chegar àquela conclusão.

Na edição de 2013 compareceram cerca de 50 profetas que previram, em sua maioria, um inverno fraco para o Ceará, o que está sendo constatado com o pouco número de chuvas na região e a constatação de uma das piores secas do Nordeste.

Serviço

O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções. Mais informações: (85 )8865.8192

Mais notícias