Campanha para alertar contra diabetes é realizada pela Secretaria da Saúde do Estado

SAÚDE
07 de novembro de 2013

Durante todo este mês, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da Secretaria da Saúde do Estado ficará iluminado da cor azul, para marcar o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. Nesta quinta-feira, 7, começam as atividades do Dia Mundial do Diabetes, com consultas de rastreamento da retinopatia e aplicação de laser. Aproximadamente 150 pessoas serão atendidas das 08 horas às 16 horas.
 
Dia 23 de novembro os médicos do CIDH e estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) farão atendimento à população no Shopping Benfica (Avenida Carapinima, 2200 – Benfica), das 14horas às 18 horas. Neste dia serão realizados serviços de medição da dosagem de glicemia e pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para finalizar a Campanha, no domingo (24), acontece uma caminhada na Avenida Beira-Mar, com distribuição de folders informando sobre os cuidados com a diabetes.
 
O diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido. Acredita-se que sejam fatores ambientais os desencadeantes do processo que pode resultar na destruição das células produtoras de insulina. Isso ainda está sendo estudado cientificamente. O diabetes tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos, bastando manter um peso saudável e um corpo fisicamente ativo. Além de garantir o bem estar dos pacientes, a prevenção do diabetes também evitará uma sobrecarga nos sistemas de saúde.
 
Com informações do Governo do Estado.
 

Mais notícias