Curso capacita professores interessados em praticar métodos de empatia e cooperação

CURSO
03 de março de 2016

Até 13 de março, a ONG Comunicação e Cultura oferta inscrições para professores que desejem aplicar em sala de aula a metodologia Turma Legal para desenvolver a capacidade empática e cooperativa dos alunos. No total, são 200 vagas, sem custo, disponíveis para docentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de todo o Ceará. A iniciativa do programa "Turma Legal" é uma parceria da ONG com a embaixada da Finlândia no Brasil.

A metodologia é baseada no programa "KiVa", criado na Finlândia e considerado referência pedagógica mundial contra o bullying nas escolas e faz parte do programa Turma Legal. A ideia básica é difundir a empatia em sala de aula, mostrando-a como base das competências socioemocionais na educação contemporânea.

"O foco está na empatia e na cooperação que interessa no rendimento da turma. Uma turma mais tranquila aprende mais que uma que de alguma forma se ameaçada", explica Daniel Raviolo, sociólogo e coordenador da ONG Comunicação e Cultura. O curso pode ser feito à distância, pela internet. Os professores vão receber materiais com atividades práticas de curta duração para serem realizadas durante o ano. Ele é composto por atividades práticas de instrumentalização voltada aos docentes.

O início do curso ocorre em 14 de março e vai até novembro com duas atividades práticas por mês. A metodologia do Turma Legal tem como princípio ir além do antibullying nas escolas, combatendo-o de maneira indireta. “Em vez de pegar pelo lado negativo do bullying, a gente inverteu a lógica. Diminuir o bullying através da empatia. São atividades práticas simples, lúdicas e de curta duração. Os professores ganham muito com essas atividades em sala de aula”, complementa Daniel – fundador da ONG Comunicação e Cultura.

"Em vez de pegar pelo lado negativo do bullying, a gente inverteu a lógica. Diminuir o bullying através da empatia. São atividades práticas simples, lúdicas e de curta duração. São atividades que os professores ganha muito em sala de aula", complementa Daniel.

Origem da metodologia

A ideia teve início no Ceará em 2014, quando a ONG Comunicação e Cultura, a embaixada da Finlândia e Secretaria de Educação de Horizonte firmaram parceria para implantação do KiVa no município.

No ano seguinte, foi dado início ao programa "Turma Legal", que ampliou a aplicação do método KiVa com a inclusão e desenvolvimento da empatia e cooperação em sala de aula. Em 2015, o programa foi implementado em 15 escolas e abrangeu 165 professores inscritos. Em 2016, ocorre a expansão do número de vagas (200) e a abrangência do curso, que agora atende professores de todo o Estado.

Serviço:

Inscrições para metodologia para desenvolver empatia e cooperação na sala de aula

Público alvo: professores do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental (escolas públicas e particulares).

Até quando: Dia 13 de março de 2016

Início das atividades: 14 de março.

Curso gratuito!

Para se inscrever clique AQUI.

Maiores informações: Programa Turma Legal 2016.

Mais notícias