Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para a pré-qualificação de propostas de tecnologias de conversão de madeira de reflorestamento e outras biomassas em carvão sustentável. O edital tem o objetivo de habilitar empresas e instituições interessadas em estabelecer parcerias com o Projeto Siderurgia Sustentável, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Governo de Minas Gerais, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e os ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Everton Lucero, destacou que “a pré-qualificação é uma etapa relevante para estimular, na prática, o desenvolvimento e a demonstração de tecnologias de produção de carvão vegetal que contribuam para o desenvolvimento sócio-econômico do país e, de maneira concomitante, promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa”.
ESTÍMULO
De acordo com Lucero, haverá um estímulo para o desenvolvimento de tecnologias que estejam atreladas a processos mensuráveis, passíveis de relato e verificação quanto à redução de emissões de gases de efeito estufa, e que também contribuirão para o alcance de metas no contexto da Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC) do Brasil.
Para o secretário, os resultados da pré-qualificação mostrarão o engajamento de empresas do setor de ferro gusa e aço em relação aos esforços para promover tecnologias que contribuam para manter o perfil brasileiro de uma economia de baixo carbono.
SERVIÇO:
Edital de pré-qualificação de propostas no âmbito do Projeto Siderurgia Sustentável
Inscrições: Até 18h de 30 de setembro
Endereço para envio das propostas: JOF-0139-29853/2016
Casa das Nações Unidas no Brasil – JOF – Joint Operations Facility
Setor de Embaixadas Norte, Quadra 802, Conjunto C, Lote 17
Complexo Sergio Vieira de Mello, Módulo I, Prédio Zilda Arns, Salas 117 a 123
CEP 70800-400 – Brasília, DF – Brasil
Informações: licitacoes.jof@un.org.br
FONTE: MMA