Oficinas tratam dos planos de desenvolvimento regional dos Vales do Acaraú e do Jaguaribe

MUNICÍPIOS
02 de setembro de 2016

Foram realizadas, nos últimos dias 30 de agosto e 1º de setembro, respectivamente, a Oficina do Plano de Desenvolvimento Regional do Vale do Acaraú e a Oficina do Plano de Desenvolvimento Regional do Vale do Jaguaribe. Os eventos, que contaram com a participação efetiva da Aprece, através de sua analista em Infraestrutura, Iris Lima; foram articulados pelo Governo do Estado do Ceará, via Secretaria das Cidades, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e empresas parceiras.

A Oficina do Vale do Acaraú aconteceu no Centro de Convenções de Sobral, envolvendo 18 municípios da região: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú,  Senador Sá, Sobral, Uruoca. Já a Oficina do Vale do Jaguaribe reuniu representantes dos 21 municípios da região: Alto Santo, Aracati, Beberibe, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

Essas Oficinas buscam garantir a participação popular considerando a importância da discussão e pactuação com a população, elemento fundamental para dar legitimidade aos Planos, com o fornecimento de informações sobre o momento atual das regiões, as estratégias de implementação. A ideia é fortalecer o processo e promover a responsabilização dos atores locais na sua execução. O processo é interativo e não conclusivo, sendo, portanto, aberto a novas interpretações na medida em que a ação participativa seja consolidada nas regiões.

Durante os encontros, foram apresentados os diagnósticos preliminares, elaborados por equipes multidisciplinares compostas por Assistentes Sociais, Geólogos, Arquitetos e Urbanistas, Econômicos entre outros. Os diagnóstico apresentaram um levantamento das mudanças que ocorreram nas regiões nos últimos anos. Também foram analisados todos os municípios participantes, levando em consideração questões como desenvolvimento urbano, potencialidades e fragilidades.

Mais notícias