Para compartilhar resultados obtidos no âmbito da Assistência Técnica, que contribuem para uma gestão proativa de secas, o Banco Mundial realizou, na última segunda-feira (20), o Seminário: Rumo a uma Gestão Proativa de Secas – Monitor de Secas do Nordeste e Planos de Preparação para as Secas. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Ed. Parque Cidade Corporate, em Brasília.
O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, foi um dos palestrantes do Seminário. Ele, que também é prefeito de Piquet Carneiro, falou sobre o Plano Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta às Secas do Banco Mundial, cujo projeto piloto foi realizado em seu município. O gestor levou para a mesa de debates as boas experiências que a população de obteve com as ações do Plano, cujo objetivo principal é contribuir com a redução da vulnerabilidade dos agricultores familiares diante dos eventos de seca.
De acordo com Expedito, no Programa de Ampliação do Plano Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta às Secas, depois de Piquet Carneiro, será trabalhado o município de Quixeramobim. Em seguida, disse, será a vez de Campos Sales e de outros municípios, inclusive da Região dos Inhamuns. “Então, no Ceará, os territórios do Sertão Central, Inhamuns e parte do Cariri, serão contemplados por essa iniciativa, que entrará, futuramente, na ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) juntamente com o Banco Mundial. Nós que participamos vimos a amplitude e o crescimento do projeto, bem como sua evolução já em outros Estados. Mais uma vez, portanto, o Ceará tem dado uma prova do seu avanço. Agora é aguardar para colhermos os resultados para que, independente de seca ou de inverno, a gente possa viver e viver bem em nossa terra”, disse o presidente da Aprece.