Presidente da Aprece participa de seminário sobre gestão proativa de secas

APRECE
21 de junho de 2016

Para compartilhar resultados obtidos no âmbito da Assistência Técnica, que contribuem para uma gestão proativa de secas, o Banco Mundial realizou, na última segunda-feira (20), o Seminário: Rumo a uma Gestão Proativa de Secas – Monitor de Secas do Nordeste e Planos de Preparação para as Secas. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Ed. Parque Cidade Corporate, em Brasília.

O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, foi um dos palestrantes do Seminário. Ele, que também é prefeito de Piquet Carneiro, falou sobre o Plano Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta às Secas do Banco Mundial, cujo projeto piloto foi realizado em seu município. O gestor levou para a mesa de debates as boas experiências que a população de obteve com as ações do Plano, cujo objetivo principal é contribuir com a redução da vulnerabilidade dos agricultores familiares diante dos eventos de seca.  

De acordo com Expedito, no Programa de Ampliação do Plano Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta às Secas, depois de Piquet Carneiro, será trabalhado o município de Quixeramobim. Em seguida, disse, será a vez de Campos Sales e de outros municípios, inclusive da Região dos Inhamuns. “Então, no Ceará, os territórios do Sertão Central, Inhamuns e parte do Cariri, serão contemplados por essa iniciativa, que entrará, futuramente, na ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) juntamente com o Banco Mundial. Nós que participamos vimos a amplitude e o crescimento do projeto, bem como sua evolução já em outros Estados. Mais uma vez, portanto, o Ceará tem dado uma prova do seu avanço. Agora é aguardar para colhermos os resultados para que, independente de seca ou de inverno, a gente possa viver e viver bem em nossa terra”, disse o presidente da Aprece.

Mais notícias