Seminário de Gestores Públicos do Ceará é aberto com recorde de público

SUCESSO
06 de junho de 2023

Aberto na manhã desta terça-feira (6), no Centro de Eventos do Ceará, o Seminário de Gestores Públicos – Prefeito Ceará 2023 reúne, até quarta-feira (7), gestores públicos de todos os municípios cearenses, além de autoridades, parceiros e expositores. Neste ano, o tema do encontro é “Inovação e Sustentabilidade: novos caminhos para a gestão” e aborda temas como tecnologia, sustentabilidade e eficiência na gestão pública. Promovido pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), o Diário do Nordeste e o Instituto Future 2023; o Seminário bateu recorde de inscrições em 2023.

Além do presidente da Aprece, Júnior Castro, a abertura do evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da ministra de Gestão e Inovação, Ester Dweck; do superintendente do Sistema Verdes Mares, Rui do Ceará; do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; de 173 dos 184 prefeitos cearenses e de outras duas mil pessoas.

“É muito importante a grande participação dos gestores em mais essa edição do Seminário, que já está consolidado no calendário de eventos do Estado”, salientou o presidente da Aprece, ao fazer uso da palavra na abertura do evento. De acordo com ele, trata-se de uma grande oportunidade para troca de experiências entre gestores municipais e para que possam discutir os desafios enfrentados na administração pública. Além disso, Júnior Castro lembrou que o evento “oferece um ambiente propício para o estabelecimento de parcerias”.

Em sua palestra magna, o governador Elmano Freitas ressaltou a importância do encontro com os gestores municipais. “É muito importante quem está aqui, eu, governador, prefeitos e prefeitas, vereadores, deputados, nós não temos tempo para parar e refletir com o mínimo de profundidade sobre o sentido das coisas que nós estamos fazendo. Nós somos, todo santo dia, procurados por demandas, por problemas concretos das pessoas, e as pessoas têm a urgência para seus problemas serem resolvidos”, disse Elmano.

O governador anunciou, em sua fala, que vai iniciar a implementação do programa Ceará sem Fome, que prevê a distribuição de cartão alimentação de R$ 300 para famílias carentes e apoio financeiro a cozinhas solidárias, no dia 16 deste mês. Ao falar de avanços tecnológicos para o Ceará, salientou a preocupação do Governo em unir sustentabilidade econômica a social para mitigar a fome no Estado. Por isso, ele disse que investimentos em assistência social precisam ser feitos agora. “Não é possível nós pensarmos as mais belas ideias tecnológicas e conversar com uma população que não tem onde morar, que não tem o que comer, que não sabe o que vai comer. Por isso, nós estamos anunciando no dia 16, com os prefeitos, a campanha do Ceará Sem Fome para as famílias, mesmo as que recebem o Bolsa Família (vão receber)… Quando eu pego o dinheiro do Bolsa Família, distribuo entre os membros dessa família e a renda deu baixa demais, essa família vai receber um cartão alimentação de R$ 300, que só pode comprar comida.”

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, durante discurso no evento, também ressaltou a importância do diálogo. “O que nos une hoje aqui é nossa missão de servir, missão enquanto homens e mulheres públicos que temos isso em mente. (…) Agora há pouco, eu tive a grata surpresa de saber que, dos 184 municípios do Ceará, 176 estão sendo representados aqui. Se hoje nós temos aqui essa representatividade de gestores municipais, sobretudo é graças à credibilidade que esse Seminário tem ao longo desse tempo”, destacou Evandro.

 

Mais notícias