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Aprece participa do Seminário Universalização: Um Desafio para os Serviços Autônomos de Água e Esgoto

Por meio de seu presidente, Joacy Júnior, a Aprece participou, na manhã desta segunda-feira (10), da abertura do seminário que visa reforçar com as prefeituras de diversos municípios cearenses as diretrizes necessárias à universalização dos serviços, além de alinhar as obrigações dos prestadores quanto às normas de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O novo marco legal do saneamento básico estabelece que, até 2033, 99% da população brasileira deve ter acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto.

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Conferência Estadual do Meio Ambiente do Ceará está com inscrições abertas

O evento acontecerá, nos dias 14 e 15 de março de 2025, no Sesc Iparana, em Caucaia e terá como tema central “Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica”. O público geral interessado, bem como, os delegados suplentes eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais, poderão se inscrever até o dia 12 de março no site da Sema. A Conferência propõe um debate amplo e profundo em torno de cinco eixos temáticos, cada um abordando aspectos fundamentais das mudanças climáticas e da preservação ambiental.

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Gestores municipais cearenses se reúnem com a presidente do FNDE

Com mobilização da Aprece, o encontro aconteceu de forma virtual na tarde desta sexta-feira (7). O objetivo foi tratar da Resolução 04 assinada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, no último dia 21 fevereiro, referente à Seleção de Municípios para Recebimento de 500 Creches e 1.000 Ônibus para o Transporte Escolar.

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Cabe aos municípios a realização dos procedimentos de Averiguação e Revisão Cadastral

Até fevereiro de 2026, cerca de 6,4 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) devem atualizar seus dados no Cadastro Único. A medida é baseada na publicação da Lei nº 15.077/2024, que influenciou a Ação de Qualificação Cadastral 2025.

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Programa de Aquisição de Alimentos recebe propostas até 20 de março

Agricultores e agricultoras familiares de todos os Municípios podem encaminhar projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). O período de envio de propostas para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do sistema PAANet vai até 20 de março. Para enviar os projetos é necessário acessar o site e baixar o programa. As instruções estão disponíveis no site da companhia. É fundamental que os gestores municipais incentivem a participação dos agricultores familiares, visando o atendimento das entidades socioassistenciais locais, para que fiquem atentos ao prazo, às documentações exigidas, bem como aos critérios de pontuação, conforme a Resolução GGPAA 17/2025. Segundo o Governo Federal, serão prioritários, os projetos agroecológicos e orgânicos, assim como as propostas de participação de mulheres do campo, das águas e das florestas, indígenas, comunidades quilombolas e Povos e comunidades tradicionais (PCTs), juventude rural e assentados da reforma agrária. A Compra com Doação Simultânea (CDS) visa incentivar a agricultura familiar e movimentar a economia local com a compra de alimentos destinados a atender a população em estado de insegurança alimentar e nutricional com a doação desses alimentos por meio de equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas)

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Divulgada programação preliminar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

A programação preliminar – tanto do palco principal quanto das arenas técnicas paralelas – já está disponível no site oficial da Marcha. O evento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ocorrerá de 19 a 22 de maio de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O tema desta edição, Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil, abrirá as atividades do palco principal às 11h, na terça-feira, 20, logo após a abertura oficial, com início às 9h e presença das principais autoridades no país.

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Aprece e TCE Ceará tratam de parceria em favor da Primeira Infância

O presidente da Aprece, Joacy Júnior, esteve, na manhã desta quinta-feira (27), na sede do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará), a convite do presidente do órgão, conselheiro Rholden Queiroz. Acompanhado do prefeito de Mulungu, Lucas Arruda, ele se reuniu com equipe da Corte de Contas para tratar de parcerias institucionais ligadas à Primeira Infância nos municípios cearenses.

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Aprece discute fortalecimento das Defesas Civis Municipais mediante capacitação estadual

Representantes da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estiveram recentemente em audiência com o presidente da Aprece, Joacy Júnior, na sede da entidade. O objetivo do encontro foi articular apoio para as diversas ações de capacitação e orientação realizadas pelo órgão, em especial o curso “Gestores em Proteção e Defesa Civil”, realizado em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

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